Os cães podem sonhar assim como nós humanos?

Pequeno cãozinho dormindo
Você já deve ter imaginado se o seu bichinho de estimação pode ter sonhos e pesadelos enquanto dorme, não é mesmo? Nesse artigo te contaremos o que você precisa saber e até um importante aviso.

Os cães possuem uma estrutura no cérebro que faz os animais passarem por duas etapas no sono, conhecidas como "REM" e o "não REM". O REM é a etapa em que os sonhos acontecem, e assim como nós humanos eles sonham com eventos relacionados ao que aconteceu no dia.

Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o sonho que nós temos não é tão exclusivo assim, sendo verificado até em ratos. A analise para saber se o animal está sonhando acontece através do eletroencefalograma, os pesquisadores analisaram a atividade cerebral de alguns cães durante o sono, e as ondas cerebrais encontradas tinham o mesmo padrão dos humanos quando estão em estágio profundo de sono.

Os cientistas não podem determinar o que os cães sonham, porém tudo contribui com a teoria de que eles sonham com eventos relacionados ao dia a dia. Cada reação do cão durante um sonho está relacionado a algo. Quando as patas do cão se contraem durante um sonho, pode ser que ele esteja sonhando que está brincando com o seu dono ou outros cães. Os latidos e gemidos são reflexos da lembrança de alguém diferente na casa – apenas um exemplo. Muitas pesquisas apoiam essa teoria.

Nunca acorde um cão durante um sono profundo

Jamais acorde um cão durante seu sono profundo, se você achar que ele está tendo pesadelos por estar se mexendo demais e gemendo, acordá-lo pode ser pior, pois ele pode ficar muito assustado. Além de assustá-lo, você pode atrapalhar seu sono de descanso. Um cachorro filhote, por exemplo, necessita dormir pelo menos 16 horas por dia, já o adulto, entre 9 a 11 horas.

Ao invés de acordar seu cão, se ajoelhe ao lado dele e fale em voz bem baixa, pois assim ele vai voltando à consciência aos poucos, sem levar sustos. Existem alguns casos, que o cão pode até morder o seu dono se for acordado durante o sono, e por esse motivo é recomendado nem se aproximar de algum cão que está dormindo.

You may also like

Discussion

No comments yet... Be the first to leave a reply! Login here

avatar
ricardornm
3 Karma
19 Posts

Sou brasileiro, natural de São Paulo. Gosto muito da tecnologia das criptomoedas e de no meu tempo livre criar posts sobre curiosidades em geral.

Board header image
Misterioso Mundo
1 Subscribers
12 Posts

Nós somos uma página de curiosidades e ficamos muito felizes com sua visita.

Made with by Mamby